Parque Municipal disponibiliza mudas gratuitas de várias espécies em Maceió

Qualquer cidadão pode ter acesso a mudas de diversas espécies de árvores gratuitamente. A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) disponibiliza uma série de espécies, inclusive árvores frutíferas, no Parque Municipal da capital, localizado no bairro de Bebedouro.

Os interessados devem procurar a Coordenação de Arborização e Jardinagem da Sempma ou ir até o Departamento de Arborização no Parque Municipal. De acordo com o coordenador José Rubens, a Sempma trabalha com um limite de três espécies para cada pessoa. As informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-4735 ou 3315-4736. As solicitações podem ser feitas das 8h às 14h, de terça-feira a sexta-feira. O contato para este tipo de serviço na cidade de Maceió cinnão pode ser realizando as segundas-feiras porque o Parque Municipal é fechado para limpeza

“A população tem todo o direito de ir à Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente ou no departamento da Sempma no Parque Municipal e pedir a sua muda de árvore. Cada pessoa pode ter o direito de pegar até três”, reforça o coordenador.

Árvores frutíferas

As principais mudas de árvores solicitadas pela população são: Ipê (árvore brasileira nativa da Mata Atlântica); Craibeira (originária do semi-árido); Palmeira; Flamboyant (encontrada facilmente em todo o Brasil); Maravilha; e Acássias. Outra muda que é solicitada com frequência é o Pau Brasil, no entanto, a muda é geralmente é escolhida por escolas que querem apresentar aos seus alunos a árvore que historicamente deu nome ao país.



Também é fornecido, segundo a Sempma, mudas de árvores frutíferas. Caso necessite, uma equipe da Secretaria pode orientar à pessoa sobre o plantio da espécie, além de conceder os materiais de adubação orgânica.

Bairro Vivo

A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente passou a colocar em prática uma proposta inovadora. No projeto Bairro Vivo, da Prefeitura de Maceió, no Estado AL, que ocorreu no Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel, equipes da Sempma levaram para população 180 mudas que foram distribuídas no dia do evento.

Equipes da Sempma fizeram uma apresentação das espécies às pessoas interessadas em levar uma árvore para suas residências. De acordo com o secretário Raphael Wong, quando as mudas são levadas para a população é uma maneira de aproximá-los ao meio-ambiente.

“A partir do momento em que o cidadão decide plantar uma árvore em sua casa, ele contribui para que o meio-ambiente mantenha conservado. A iniciativa da Sempma em levar as mudas de plantas durante o Projeto Bairro Vivo irá contribuir para que as pessoas procurem e divulguem como estas espécies podem se tornar de fácil acesso para eles”, garantiu Wong.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maceió





Deixe seu comentário