O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e a diretoria executiva da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas estiveram presentes na quinta-feira (27), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, a uma reunião de trabalho com representantes do município para conhecer o projeto que busca a requalificação dos mercados e feiras de Maceió.
O Projeto inicialmente é voltado para três ambientes: Parque Rio Branco – que engloba o Mercado da Produção, a Feira do Passarinho e todo o entorno –; para a feira e o mercado do bairro do Tabuleiro do Martins; e o Mercado de Jaraguá, que terá um viés turístico. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).
“O Governo do Estado, através da Desenvolve, lançou em dezembro do ano passado um livro que tem o objetivo de contribuir com a elaboração de políticas públicas voltadas para o apoio a pequenos empreendedores e estruturação das feiras livres de Maceió. Foi a partir do cenário detectado por essa publicação que a Prefeitura procurou o Estado e agora trabalhamos em conjunto para a requalificação de mercados e feiras da Capital”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.
De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a iniciativa é a comprovação de que a Agência de Fomento de Alagoas vem agindo de acordo com suas metas e objetivos. “Trabalhamos com a elaboração de projetos que auxiliam na elaboração de políticas públicas, visando ao desenvolvimento sustentável das diversas atividades econômicas do nosso Estado”, disse.
Plano de Ações
Os dados detectados para elaboração do plano de trabalho incluem as ameaças, fortalezas, fraquezas e oportunidades de cada um desses três mercados e foram apresentados pelo consultor José Alberto Muricy. Especialista na requalificação de mercados e feiras de todo o País, a exemplo dos Estados da Bahia e Rio de Janeiro, Muricy afirmou que é preciso conhecer a legislação e trabalhar com fiscalização, treinamentos, além de toda a parte de infraestrutura, como iluminação e projetos arquitetônicos, para que o resultado esperado possa ser alcançado.
“Esse estudo vem sendo realizado desde maio e realizamos oficinas onde estudamos não só os mercados em si, mas todo o seu entorno, que é onde surgem verdadeiras cidades conglomeradas”, explicou Muricy. “Além de melhorar a estrutura física, os resultados dependem do empresariado local e de boa gestão, sem falar das ações de acompanhamento que também serão traçadas”.
A secretária da Semtabes, Solange Jurema, agradeceu o esforço de todos e garantiu que o cenário dos mercados e férias da capital é emblemático. “A situação é caótica e muitas demandas ainda surgirão, por isso é necessário o esforço conjunto para que saiamos vencedores dessa empreitada”, destacou Solange. “Precisamos resgatar essa área que significa economia, emprego e renda para a população, além de ser historicamente importante”.
Sinergia entre Estado e Prefeitura
Durante o encontro de quinta-feira (27), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, destacou a participação de todos os órgãos da administração do município e do Estado como fundamental na construção desse projeto. “Devemos continuar com essa participação ativa e direta de todos os envolvidos para que possamos modificar toda essa realidade que engloba os nossos mercados populares e as nossas feiras livres”, destacou.
Para o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, o projeto tem um potencial muito grande e pretende reverter toda uma história negativa sobre os mercados e feiras. Ele destacou que não se trata de uma ação isolada e utópica, pois está formada com metas e objetivos concretos. “Eu e o governador Teotonio Vilela Filho confiamos nesse projeto e estamos dispostos a fazer o que estiver ao nosso alcance para que ele seja possível”, enfatizou.
Dentro do plano apresentado existem quatro grandes ações que se desdobram em diversas atividades voltadas para os mercados e feiras, dentre elas a criação de um novo projeto urbano, projeto social, planejamento de limpeza, iluminação pública e sustentabilidade.
Após a apresentação do plano, ficou definido que a Prefeitura de Maceió, através da Semtabes, vai criar um cronograma de reuniões para definição das responsabilidades de cada instituição envolvida e quais ações serão executadas pelos órgãos.
Outras feiras
Além dos três mercados beneficiados com esse plano de ações, a Desenvolve está finalizando outro projeto que engloba as feiras do Benedito Bentes, da Jatiúca e do Graciliano Ramos.
Nesse documento, foram traçadas ações que levam em consideração critérios como educação, comércio e venda, sustentabilidade e usabilidade, que vão auxiliar na organização e padronização das feiras livres. O plano está em fase de conclusão e deve ser aprovado e apresentado pela diretoria executiva da Desenvolve em julho.
Fonte: Alagoas 24 Horas