O calendário de atrações para o Natal, Réveillon e verão em Maceió foi divulgado oficialmente na manhã desta segunda-feira (9). A programação, pensada pela Prefeitura de Maceió contará com vários shows, além de apresentações de grupos folclóricos que prometem valorizar a cultura dos maceioenses. As informações foram passadas durante uma coletiva à imprensa, no Cine Art Pajuçara.
Durante o evento, o secretário municipal de Cultura, Vinícius Palmeira, disse que as atrações do Natal, do Réveillon e a programação para o verão, em janeiro, foram planejadas para valorizar a cultura do povo alagoano. Toda a programação será gratuita. “Percebemos que o efeito das manifestações culturais é influente nas pessoas. Não só a velha guarda, como também dos jovens que passam a se identificar com a cultura”, disse.
Visando essa proposta, a prefeitura decidiu colocar artistas locais na programação, como a banda Nubatuke, que vai tocar no Réveillon em seu bairro de origem: o Clima Bom. “A nossa intenção é valorizar o nosso povo e trazer de volta a cultura que estava afastada”, ressaltou Vinícius Palmeira ao lembrar que foram gastos cerca de R$1,8 milhão na programação.
O Natal terá apresentações entre os dias 12, 21, 22 e 24 de dezembro. Durante este período, coros e folguedos de Natal vão se apresentar em 90% dos bairros da cidade. O Grande Encontro dos Coros e o Auto de Natal vão se apresentar na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara. A capital também terá a Festa Substation, que este ano vai acontecer na antiga estação de trem do Jaraguá.
Ainda segundo o secretário, as festas de ano novo vão acontecer de maneira descentralizada.“Não faz sentido uma cidade com mais de um milhão de habitantes se concentrar em um só lugar para celebrar o Réveillon. Para isso, terão atividades nos bairros do Clima Bom (Praça do terminal de ônibus do Conj. Osmand Loureiro), Jacintinho (Praça do Mirante), Ipioca (Alto de Ipioca) e Ponta Verde (Em frente ao Alagoinhas).
Vinícius Palmeira destacou que o Giro dos Folguedos, previsto acontecer nos dias 5, 12, 19 e 26 de janeiro de 2014, foi uma conquista da prefeitura. “Há muito tempo que não tínhamos uma parceria com os folguedos. Vamos trabalhar com a cadeira produtiva cultural, ou seja, queremos divulgar e promover o artista para que ele trabalhe o ano inteiro ganhando dinheiro”, ressaltou.
Isenção Fiscal
De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Finanças do Município fez um estudo e descobriu que a maiorias da instituições culturais de Maceió possuem uma dívida grande com os órgãos municipais. Para isso, será feito uma anistia fiscal, ou seja, as dívidas dos últimos cinco anos serão perdoadas e durante dois anos ficarão dispensados de pagar o IPTU e Taxa de Localização.
Maceió Verão
Segundo Rui Palmeira, nos dias 1, 8 e 15 de fevereiro, a população e os turistas vão poder contar com artistas locais e também brasileiros com shows no bairro da Ponta Verde. Dentre as atrações estarão presentes Arnaldo Antunes e o cantor pernambucano Lenine.
Ainda estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Marcelo Palmeira, o secretário de comunicação, Calyton Santos e a secretária municipal do município, Claúdia Pessoa.
Confira a programação para o Réveillon
Ponta Verde
– Moraes Moreira
-Everaldo Gomes
-Wado
Jacintinho
– Kantinguelê
– Igbonan Rocha
– Parceiros do Samba
Clima Bom
– Edson Gomes
– Vibrações
– Los Borachos
– Cia Hip Hop
– Nubatuke
Ipioca
– Jair Rodrigues
– Jairzinho
– Luciana Mello
– Wilma Araújo
– Divina Supernova
Maceió Verão
Janeiro
Grupos de Folguedos se apresentam na Ponta Verde nos dias 05/01 – 12/01 -19/01 e 6/01
04/01 – Cidade Negra, Fernanda Gimarães e Mopho
11/01 – Biquini Cavadão, Elaine Kundera e $ifrão
18/01 – Ivan lins, Luiz Pompe e Alan Bastos
25/01 – Fernanda Abreu, Cris Braun e Banda Eek
Fevereiro
01/02 Monobloco, Orquestra de tambores e Basílio Sé.
08/02 – Arnaldo Antunes, Júnior Almeida e Wado
15/02 – Lenine, Máclein e Conexão Latina.