“A Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” chegou à Praça Padre Cícero no Benedito Bentes II, região do 6º Distrito Sanitário, que abrange dez unidades de saúde da parte alta da cidade. A unidade ficará no local por dois meses. A perspectiva da agente de gestão do distrito, Juliana Melo é a de realizar cem exames por dia; de ultrassonagrafia e mamografia. Nos próximos quinze dias, também começará a ser implantado um novo tipo de exame; a citologia oncótica.
A unidade móvel deve beneficiar mulheres dos Conjuntos Carminha, Frei Damião, Moacir Andrade, Selma Bandeira, Freitas Neto e Henrique Equelman. “Para fazer o exame é necessário ter um encaminhamento de um médico prescrito na unidade de saúde, apresentar o cartão do SUS, Carteira de Identidade e CPF”, ressalta Juliana Melo. Os exames de ultrassonografia são entregues na hora a paciente, já a mamografia demora de oito a nove dias para ficar pronto.
O equipamento chegou a Maceió no dia 15 de janeiro deste ano, e passou um mês atendendo na Praça Pingo D água, região do 2º Distrito, no Vergel. A carreta tem 25m de comprimento e 4,30m de altura. O atendimento será itinerante por três anos, tempo que vai ficar na capital alagoana.
A carreta faz parte do Programa de Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde e tem por objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero.
“A chegada dessa carreta aqui no Benedito Bentes foi muito boa. Faz dois anos que queria fazer esses exames e não podia agora tá pertinho de casa e já estou esperando o resultado”, disse a dona de casa, Maria Verônica Soares Negromonte, de 60 anos.
Doraci de Jesus Soares, de 36 anos, fez a ultrassom endovaginal, exame que precisava fazer a sete anos, desde que deu a luz ao seu último filho. “Tinha umas febres estranhas no segundo dia da menstruação e o médico prescreveu esse exame”, conta.