Quem visita Maceió e busca mais informações sobre a cidade conta com os Centros de Informações Turísticas (CITs) administrados pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). Para as festas juninas, “De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió” da Prefeitura de Maceió os CITs dispõem da programação para os turistas aproveitarem além do sol e mar, curtir o melhor da cultura nordestina.
Nos CITs são encontrados os mapas de Maceió em vários idiomas, guias de bares e restaurantes da Abrasel, folhetos com opções de passeios, informações sobre percurso de ônibus, táxi, lojas de câmbio, núcleos de artesanato, agências de viagens e meios de hospedagens (cadastrados pelo MTur). Também estão disponíveis folhetos sobre os museus e o roteiro cultural pelo Centro de Maceió, em dois idiomas, português e inglês.
As piscinas naturais, um dos cartões-postais mais antigos de Maceió, têm uma folheteria específica para o visitante que deseje conhecer o passeio de jangadas até o paraíso formado por uma barreira de coral, de águas mornas e tranquilas. Segundo Cristina Quirino, coordenadora-geral de Operações da Semptur, os CITs cumprem o papel de informar os turistas sobre nossos pontos turísticos.
“As nossas piscinas naturais são um produto único no Brasil, porque é conduzido por jangadeiros e numa jangada que é movida ao sabor do evento. É um passeio ecológico fantástico e todo turista que vem a Maceió deve vivenciar esta experiência, além do que, o passeio representa também o turismo sustentável, porque são os jangadeiros, na sua grande maioria pescadores que através dessa atividade geram renda e emprego”, disse Cristina Quirino.
O folheto do Pontal da Barra também é outro destaque da folheteria que é distribuída nos CIT’s. Para a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, o bordado de filé é uma atividade econômica, social e cultural que envolve a comunidade do Pontal. “Muitos turistas já chegam em Maceió com a ideia de conhecer o bairro e seu rico artesanato, e com o apoio dos CIT’s, o turista tem acesso à informação e também é bem orientado pelos funcionários e estagiários da Semptur de como chegar até o destino”, disse a secretária.
Os CIT’s também contribuem para o desenvolvimento da atividade turística de Maceió, desde 2005 já foram atendidos cerca de 74.109 (setenta e quatro mil, cento e nove) turistas, destes, cerca de 80% brasileiros e 20% estrangeiros. O atendimento é feito por servidores da Semptur e por estagiários de turismo e hotelaria das faculdades conveniadas à Prefeitura Municipal de Maceió.
“Durante estes anos de trabalho nos CIT’s, 366 alunos cumpriram seus estágios nos CIT’s. O estágio tem duração de seis meses. Nos CIT´s turistas também podem responder o questionário sobre os motivos de viajar para Maceió, a origem, meio de hospedagem e meio de transporte utilizado pelos visitantes, dessa formar conhecemos melhor o perfil do turista”, disse.
Os CITs estão localizados no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, aos sábados das 8 as 20 horas e aos domingos das 9 às 19 horas), Terminal Rodoviário João Paulo II (de segunda à sexta das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos das 8 às 20 horas) e no Maceió Shopping (de segunda a sábado das 10 às 22 horas e aos domingos das 15 às 22 horas). Quando tem evento no Centro de Exposições Cultural Ruth Cardoso também funciona um CIT para oferecer mais informações os turistas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maceió