CEPA Maceió, não é somente no âmbito das escolas de ensino superior que se buscará a arquitetura moderna enquanto linguagem capaz de expressar novas ideologias educacionais.
Em meados do século XX, seriam desenvolvidas no país as chamadas Escolas-Parque, cujo formato considerado inovador se veria muito bem representado por tal movimento.
As Escolas Parque constituíam complexos de educação em tempo integral que visavam alcançar as camadas populares, também levando em conta a formação de professores (BUFFA e PINTO, 2002).
Com essa lógica será implantado, em Maceió, o Centro Educacional do Estado (CEE), posterior Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), representando uma tentativa de integração da cidade a um plano nacional de desenvolvimento, onde a educação assumia importante posição, em meio à realidade de extrema desigualdade resultante de uma sociedade ainda fortemente ligada às oligarquias.
Construído durante a gestão do governador Arnon de Melo (1951-1956), a partir de recursos federais do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), presidido na época por Anísio Teixeira, conceituado pesquisador da área educacional no Brasil, o projeto seria elaborado pelos renomados arquitetos baianos Diógenes Rebouças e José Bina Fonyat, conterrâneos de Anísio Teixeira, sendo o primeiro o autor de grande parte dos projetos idealizados pelo educador. Seguindo os moldes dos Centros Educacionais da Bahia e por muitos anos ocupando o posto de maior complexo educacional da América Latina, o CEPA representaria um marco na educação pública de Alagoas, dada a oferta ampliada de vagas e funcionamento em tempo integral, mas sobretudo por voltar-se para a formação técnica, profissional e artística, agrupando inúmeras funções em um único espaço urbano: diversas escolas primárias e secundárias, equipamentos de lazer e esportes, biblioteca, salas de estudos, alojamento e centro de treinamento para professores, observatório astronômico e teatro.
Esse amplo complexo seria inaugurado em 1958, mas começaria a funcionar sem todas as etapas concluídas. Sua implantação teria lugar em um ambiente isolado, num ponto mais distante da avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, atestando a expansão urbana de Maceió na segunda metade do século XX.
Configurada enquanto novo eixo de desenvolvimento comercial, residencial e de serviços da capital alagoana, essa estrada veria modificado o território da cidade (LIMA JUNIOR, 2001), tornando-se o lugar de uma significativa produção da modernidade arquitetônica e urbanística local.
O CEPA constitui um exemplar expressivo desse movimento e seu repertório ilustra inúmeras das características modernas, na forma de brises, cobogós, venezianas, modulação da estrutura e clareza dos materiais, além da linguagem plástica anti-historicista, rompendo completamente com a lógica que regia as primeiras escolas religiosas e grupos escolares da cidade.
CEPA Maceió Cursos
Para conhecer os cursos, acesse o site da Secretaria de Educação.
CEPA Maceió Matriculas
Para matriculas acesse a Portaria/Seduc republicada no site da Secretaria de Educação.
Horário de Funcionamento CEPA Maceió
- Diariamente das 6h ás 0h
Onde Fica, Endereço e Telefone CEPA Maceió
- Av. Fernandes Lima, s/n – Farol – Maceió – AL
- Telefone: (82) 3315-1470/li>
Outras informações e site
- Mais informações: www.arquiteturaalagoana.al.org.br