Documentário A Cultura Hip-Hop Vive em Alagoas estreia sexta-feira em Maceió

Ritmo e poesia cantados misturados à dança e arte de rua. O hip-hop, estilo americano que expressa a realidade das periferias, ganhou seu espaço dentro da cena cultural alagoana e agora chega a telona por meio do documentário “A Cultura Hip-Hop Vive em Alagoas”. O longa, independente, dirigido por Zazo tem sua estreia marcada para as 17h da próxima sexta-feira (27/09), no Teatro Jofre Soares, Sesc Centro.

Sobre o documentário

A Cultura Hip-hop Vive em Alagoas narra a presença desta cultura no estado e sua resistência diante de preconceito e desvalorização do poder público. Produção independente alagoana, dirigida pelo jovem Zazo, nascido na periferia de Maceió que sempre teve o desejo de mostrar à sociedade o valor desse estilo cultural.

O filme mostra que o hip-hop existe em Alagoas desde os anos 80 e que até hoje não é reconhecido pelo poder público. O longa apresenta a verdadeira face desse movimento cultural, o desvinculando da imagem marginalizada ao qual muitos o associam, retratando-o como um movimento que denuncia o descaso, exigindo melhoria de vida para juventude e para os trabalhadores periféricos.



Ao todo, foram dois anos em fase de produção, entre pesquisas, filmagens, viagens e edição. Um resgate histórico que discute sobre conflitos internos e perspectiva de futuro, além de abordar a participação feminina no movimento. São cerca de 40 depoimentos coletados, entre graffiteiros, mc’s, b-boys, b-girls e dj’s. Pessoas da velha e nova geração que lutam arduamente para que o Hip-Hop, não caia no esquecimento, nem perca suas origens sendo incorporado ao mercado fonográfico e cultural.

O Hip-Hop

O movimento hip-hop surgiu nos Estados Unidos, paralelamente, em Nova Iorque e Detroit, no final dos anos 1960 e teve os participantes do movimento Black Power como principais responsáveis. O RAP (Rhythm And Poetry) o “break beats”, os DJ’s (disc jockeys), break dance, o graffiti, e o estilo b-boy (b-girl) com suas grifes esportivas ganhou espaço na música americana e, posteriormente, mundial, chegando ao Brasil nos anos 1980. Atualmente a musicalidade e estilo de vida do movimento são respeitados dentro do cenário artístico, mas ainda há muito preconceito devido ao conteúdo de suas letras que retratam a realidade das ruas.

SERVIÇO
Lançamento do Documentário Hip Hop Vive em Alagoas
Data: 27 de setembro de 2013
Com sessões às 18h30 e 20:40.
Local: Unidade Sesc Centro, Teatro Jofre Soares
Endereço: Rua Barão de Alagoas, 229, Centro – Maceió, AL
Classificação: Livre
Entrada Franca
Informações: 3326-3133





Deixe seu comentário