Estilistas de grife nacional vêm a Maceió pesquisar bordado filé

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão apoiando os franqueados da marca Cantão em Maceió no projeto pioneiro de levar o bordado filé às passarelas de alta costura. Três estilistas da marca Cantão chegaram ontem a capital alagoana para realizar uma pesquisa de campo até o dia 7 deste mês.

À frente da comitiva fashion, a coordenadora de estilo da franquia, Lanza Mazza, é um dos nomes de destaque na vanguarda da moda brasileira. Com formação em desenho industrial e estudos de moda em Nova York e na Itália, a estilista ficou encantada quando percebeu a riqueza do filé, além de outros bordados, rendas e acessórios artesanais. “O trabalho é encantador e realmente tem tudo a ver com o Cantão, vai ser ótimo visitar Alagoas e desenvolver com a minha equipe peças para a nossa coleção”, exalta Lanza. Também fazem parte da comitiva as estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta.

A Secretária de Turismo, Cláudia Pessoa, logo percebeu a oportunidade de geração de renda para as comunidades artesãs e “estendeu o tapete vermelho” para receber as estilistas com a hospitalidade alagoana. “Poder oportunizar a produção local da renda filé para fazer parte da coleção de uma marca nacional forte e conhecida fora do Brasil como o Cantão nos deixa muito felizes porque, por trás dessa produção, existe a inserção social e a responsabilidade pelo design e pela qualidade dos produtos, num mercado que é cada vez mais exigente”, afirma a secretária.



A Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura (Utac) do Sebrae Alagoas colabora com a visita guiada, articulando a exposição dos produtos e reuniões de negócios com associações e cooperativas. A gerente da Utac, Vanessa Fagá Rocha, destaca que “esta procura do Cantão é uma resposta do mercado, um reconhecimento da beleza do nosso artesanato”, mas sobretudo “é uma forma de fortalecer a associação dessas artesãs porque sozinhas elas não alcançariam um mercado desse”.

Com uma rede de 50 lojas exclusivas, vendida em mais de mil multimarcas no Brasil e em países de quatro continentes, a marca pode se tornar uma vitrine e tanto da cultura e turismo alagoanos. A parceria do Cantão com o filé e as comunidades artesãs tem tudo para se basear no tripé da sustentabilidade, com desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e inclusão social.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário