Giro de Folguedos: Domingos de cultura na orla de Maceió

Promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Giro de Folguedos está de volta com a missão de divulgar e incentivar a cultura popular da cidade. Dentro da programação do Verão Maceió 2014, todos os domingos do mês de janeiro serão embalados com arte, dança e música.

Nesta, que é a quinta edição, cinco tablados foram montados ao longo da Avenida Silvio Viana, onde os grupos se apresentarão durante nos dias 12, 19 e 26 a partir das 16h. Muitas famílias e turistas puderam ver a força da expressão cultural em cada folguedo apresentado. “Sou alagoana e fico muito orgulhosa de poder mostrar aos meus amigos de São Paulo a riqueza cultural que nós temos”, disse Luana Lopes.



Para o baiano Paulo Moraes, que está em Maceió com a família passando férias, o Giro de Folguedos foi uma grata surpresa. “Não imaginava encontrar algo tão bonito na praia. Ótima iniciativa da prefeitura”, afirmou. Sua filha Maria Fernanda, de 9 anos, também gostou do que viu. “Achei tudo muito lindo, principalmente as roupas”, disse ela.

Duas inovações nesta edição: a inclusão das escolas de samba na programação e a escolha da área que tradicionalmente fica fechada na orla da Ponta Verde. “Cada semana teremos uma escola de samba diferente dando uma mostra da produção que está sendo ensaiada para os desfiles no Carnaval 2014 de Maceió”, disse o Diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões.

Nos palcos o público pode conferir na abertura as Negras da Costa, Pastoril Estrela de Belém, Coco-de-roda Xique-xique, Fandango do Pontal, Guerreiro Vencedor Alagoano, Bumba Meu Boi Bumbá Alagoano, Maculelê Yá Capoeira, Guerreiro São Pedro Alagoano, Quilombo de Limoeiro e Escola de Samba Gaviões da Pajuçara.





Deixe seu comentário