O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama Maceió) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme Art. 2º da Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.
Em 22 de fevereiro de 1989 foi promulgada a Lei nº 7.735, que cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), integrando a gestão ambiental no país.
Até então, havia várias instituições no governo federal com diferentes visões, muitas vezes contraditórias, para tratar sobre o tema. A responsável pelo trabalho político e de gestão era a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), vinculada ao Ministério do Interior.
A Sema teve papel de articulação muito importante na elaboração da Lei 6938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), em vigor até hoje.
A lei estabelece o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), único com poder de legislar. A PNMA foi um grande avanço. Quando a Constituição Federal de 1988 foi promulgada, essa lei foi a única a ser recepcionada na íntegra. Por outro lado, sua efetivação foi construída aos poucos.
Ibama Maceió Exposição
Cerca de 37 tipos de orquídeas e bromélias e mais 100 plantas híbridas estão expostas na sede do Ibama Alagoas, localizada no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.
Concurso Ibama Maceió
O Ibama Maceió realiza periodicamente concursos públicos com oportunidades para diversos cargos. O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial do Ibama de Maceió, que é a constituição da comissão do certame. No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o Concurso Ibama Maceió.
Horário de Funcionamento Ibama Maceió
- Diariamente das 7h30 ás 17h30
Onde Fica, Endereço e Telefone Ibama Maceió
- Av. Fernandes Lima, 4023 – Gruta de Lourdes – Maceió – AL
- Telefone: (82) 2122-8300
Outras informações e site
- Mais informações: www.ibama.gov.br