Maceió sedia desde ontem (18) a 5ª edição do Festival do Júri Popular (FJP), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado na Rua Sá e Albuquerque, em frente à Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá. O evento na cidade de Maceió segue até sábado (23), com apresentação de 6 curtas-metragens por noite. A entrada é franca.
O FJP é um festival competitivo, sem júri oficial, em que o espectador, além do tradicional Melhor Filme, vota em todas as categorias: direção, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, ator/atriz e trilha sonora. Além da competição de curtas, este ano também vai haver a mostra competitiva de longas-metragens.
O coordenador do FJP, Marcos Sampaio, disse que o festival é uma janela para que o público tenha acesso de forma gratuita ao melhor da produção de curtas-metragens do cinema brasileiro. “O publico vai ter a oportunidade não apenas de assistir, mas de ser o jurado. Ele vai poder dar a nota ao filme em seus vários aspectos. É um festival interativo”, ressaltou.
Votação
Na entrada de cada sessão, o público vai receber uma cédula de votação com a relação dos filmes a serem exibidos. Nela, constarão informações sobre a categoria de cada filme (nome do diretor, fotógrafo, roteirista, personagens) e as respectivas opções de avaliação. Esta avaliação passa por quatro critérios: ruim, regular, bom, ótimo. Ao fim da projeção, as cédulas devem ser depositadas em uma urna que vai estar na saída da sala de exibição.
Fonte: G1