Estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação profissionais gratuitos para beneficiários do Programa Bolsa Família ou que estejam inseridos no Cadastro Único em Maceió. As aulas têm início no mês de março.
São 586 vagas oferecidas nas mais diversas áreas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o SEST/SENAT, através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego na cidade de Maceió (Pronatec).
Para a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, é de fundamental importância que os beneficiários tenham acesso aos cursos profissionalizantes e com isso ampliem suas possibilidades de inserção do mercado de trabalho. “A intenção do curso de capacitação é melhorar a inclusão social, a renda e garantir a cidadania para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social”, destacou.
Estão sendo oferecidos cursos nas áreas de automotiva, construção civil, artes gráficas, informática, solda, metalmecânica, refrigeração, eletricidade e polímeros. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e o aluno recebe material didático, auxílio transporte e alimentação.
De acordo com a coordenadora-geral de Geral de Programas Especiais e Complementares da Semas, Silvânia Cunha, para participar dos cursos gratuitos é preciso ter idade entre 16 e 59 anos e ser beneficiário do Bolsa Família ou estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico) – instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.
O candidato interessado deve procurar a sede do Bolsa Família – que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h, e apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência.
As aulas serão ministradas nas sedes do SENAI dos bairros do Poço e do Tabuleiro do Martins e as inscrições vão até o preenchimento de todas as vagas.
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC).
Os cursos serão custeados pelo Governo Federal (MEC) junto às unidades ofertantes. A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico até 2014.
Fonte: Alagoas 24 Horas