O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, receberam ontem (dia 13), a secretária Executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeaninne Pires. Eles percorreram as áreas escolhidas para construção das duas Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) em Maceió, nos bairros Benedito Bentes e Santa Lúcia.
Tido como o projeto de maior transversalidade já proposto pelo MinC aos estados e municípios, o projeto das PECs prevê ação conjunta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e secretarias de Esportes e Lazer (SEMEL); Planejamento e Desenvolvimento (SEMPLA); Infraestrutura (SEMINFRA); Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES); Assistência Social (SEMAS); e Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSCC).
Durante a visita as áreas que serão destinadas aos projetos, marcada para as 15h30, os titulares de cada pasta puderam apontar ao Ministério os pontos relevantes para escolha dos bairros Benedito Bentes (Conjunto Frei Damião) e Santa Lúcia para sediar as Praças na capital.
Um dos líderes comunitários do Benedito Bentes, Alan Pierre, adianta que a construção da PEC no Conjunto Frei Damião pode ajudar a mudar a realidade de centenas de famílias da região. “Além de oferecer os serviços de assistência social, atividades culturais e esportivas e formação profissional, previstas no projeto, a Praça ocupará um terreno onde hoje reina o abandono, a prostituição e outras atividades que não servem para nós”, comemora.
O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, destacou a importância da sociedade na construção na cidade de Maceió do processo de pertencimento das Praças pela comunidade. Segundo ele, as pessoas precisam entender que a PEC será um espaço para uso diário da comunidade, onde atividades artísticas e esportivas conviverão com ações da assistência social e de capacitações para o mercado de trabalho. “É assim que se constrói cidadania, com transversalidade, proporcionando acesso aos direitos fundamentais, mas também, garantindo a possibilidade de manifestação cultural das pessoas”, ratifica o titular da pasta da Cultura em Maceió.
Outros projetos
Na sexta-feira, 15, a Secretária Executiva do MinC participa de reunião com o presidente da FMAC, quando serão discutidas ações do Programa Juventude Viva em Maceió – a capital é uma das cinco cidades contempladas pelo programa em Alagoas. Jeaninne Pires será apresentada ainda, às ações conclusivas que visam à inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de projetos culturais da FMAC.
Fonte: Alagoas 24 Horas