SLUM reaproveita materiais recicláveis para decoração de Carnaval em Maceió

Cores, criatividade e reaproveitamento de lixo reciclável na cidade de Maceió, esses são os componentes da decoração de Carnaval na sede da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O material, em exposição na entrada do órgão, no bairro da Ponta Grossa, foi produzido pelo Núcleo de Educação Ambiental da Slum e reúne técnicas de reciclagem.

Gustavo Novaes, superintendente da Slum, disse que a intenção com a produção é mostrar à população como a reciclagem pode ajudar na geração de renda, aproveitando materiais que iriam para o lixo. “É possível trabalhar com a questão do reaproveitamento do lixo, fazendo com que isso ajude no sustento dos catadores. Fazemos esse trabalho na Slum e comprovamos que dando o destino certo ao lixo, esse material será reciclado e ganhando outras formas”, afirmou Novaes.



Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da Slum, explicou que para a confecção da decoração de Carnaval foram utilizados papelão, garrafas pet, PVC e tecido, tudo recolhido durante coleta seletiva realizada em bairros de Maceió. “Sempre fazemos, em cada data comemorativa, esse tipo de trabalho e assim será no São João e no final do ano”, colocou Rita.

Reciclagem e coleta seletiva

A ideia de difundir a importância da coleta seletiva entre os moradores de Maceió é um dos objetivos do Núcleo de Educação Ambiental da Slum. O grupo participa de ações, como mutirões, orientando a população sobre como separar o lixo para que os materiais sejam reciclados. Rita afirmou que em cada bairro visitado, a equipe realiza panfletagem e explica como se deve proceder para dar o destino adequado ao lixo.

O superintendente da Slum observou que o objetivo da Prefeitura é implantar uma coleta seletiva mais eficaz e ajudar na organização das cooperativas de catadores de lixo. “Nossa intenção é organizar o recolhimento dos materiais que, atualmente, é feito por alguns grupos e nós damos um suporte. Já para os catadores, queremos fornecer ajuda para que eles possam realizar o trabalho em mais bairros de Maceió”, finalizou Gustavo Novaes.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário